Cursos e Ações de Formação

Curso de Protocolo

A origem e importância do protocolo, os símbolos do Estado Português, o protocolo social, empresarial e diplomático. Aprenda o protocolo da comunicação escrita e oral. As regras do protocolo empresarial internacional e da negociação. A função diplomática e consular, embaixadas e missões.

Data 11/Mar/2024
Local Formação Online e Presencial
Custo da Formação: 420,00€ Inscrever

    Inscrição


     






     
    Concordo com o Regulamento de Formação e a Política de Privacidade.

    Duração Formação acompanhada – 21 horas

    Data 11, 12 e 13 março

    Horário 09.00h – 18.00h

    Preço 420,00€

    Local Formação Online e Presencial

    Temática
    A origem, significado e importância do protocolo, os símbolos do Estado Português, o protocolo social, o protocolo empresarial, o protocolo diplomático. Aprenda o protocolo da comunicação escrita, o protocolo da comunicação oral. As regras de ouro do protocolo empresarial internacional. A estratégia para a negociação. A função diplomática, a função consular. As missões diplomáticas: embaixadas e missões permanentes. Objetivos do convite para uma refeição, a redação do convite escrito, elaboração da lista dos convidados, a colocação das mesas, a distribuição dos convidados. O posicionamento do serviço de mesa.

    Principais destinatários
    Estudantes e profissionais que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar com organizações internacionais, representações diplomáticas ou aceder a uma carreira internacional, nomeadamente advogados, magistrados, solicitadores, estagiários, auditores, revisores, docentes, técnicos da Autoridade Tributária Aduaneira, inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, agentes de segurança e vigilância, militares em missões internacionais, jornalistas, assessores jurídicos, técnicos superiores do Ministério dos Negócios Estrangeiros, técnicos superiores das embaixadas e consulados, técnicos superiores das autarquias locais, técnicos superiores das empresas públicas, gestores e técnicos na área da restauração e hotelaria, e aos demais interessados em obter formação ou proceder a uma atualização nestas temáticas.

    Avaliação 1.00h (facultativa)

    Inscrições
    As inscrições decorrem, geralmente, até dois dias úteis antes da data de início do curso, devendo ser efetuadas com alguma antecedência, atendendo à limitação do número de participantes. Apenas serão admitidas desistências comunicadas por escrito até dois dias úteis antes da data do início da ação de formação, sendo, em tal eventualidade, devolvida a totalidade do preço pago.

    Certificado
    A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Formação Profissional no SIGO: Passaporte Qualifica.
    A frequência do curso sem avaliação confere Certificado de Frequência.
    Os certificados serão emitidos em formato digital.

    Descarregar Programa
    Regulamento da Formação
    MÓDULO 1
    A origem, significado e importância do protocolo
    MÓDULO 2
    Os Símbolos do Estado Português

    A bandeira nacional, sua História; A esfera armilar, o escudo português, os castelos, os besantes; O normativo do Decreto Lei n 150/87: regras de utilização da bandeira nacional; As bandeiras militares de Portugal; O hino nacional: A Portuguesa; A letra do hino nacional.
    MÓDULO 3 O Protocolo Social

    O protocolo social: definição e reconhecimento dos países e dos governos; A fórmula magistral da vida; A imagem das pessoas: dress code, a indumentária apropriada e correta; – A indumentária de etiqueta: em Portugal, no Reino Unido, nos Estados Unidos da América do Norte.

    MÓDULO 4 A Comunicação

    A comunicação escrita; A comunicação oral; A comunicação oral em língua inglesa; As regras da expressão oral; As regras da expressão escrita; Recomendações para falar em púbico; O discurso em festas; O discurso em brindes.
    MÓDULO 5 O Protocolo Empresarial

    A negociação: o acordo; A persuasão: as regras; A estratégia para a negociação; A figura do mediador; A receção da delegação negociadora: o papel do anfitrião; Programa de atividades da delegação negociadora; A importância da sala de reuniões; As regras de ouro do protocolo empresarial internacional.
    MÓDULO 6
    Saber Receber

    Objetivos do convite para uma refeição: prazo, redação do convite escrito; Elaboração da lista dos convidados; A colocação das mesas; A distribuição dos convidados; O posicionamento do serviço de mesa: prato, talher, copos, guardanapo, cartão informativo respeitante ao convidado; Como  servir; Ordem dos pratos; Carta de vinhos.
    MÓDULO 7
    Protocolo Diplomático

    Origem do protocolo diplomático; Função diplomática, função consular; As missões diplomáticas: embaixadas e missões permanentes; Carreira diplomática: adido de embaixada, secretário de embaixada, conselheiro de embaixada, ministro plenipotenciário e embaixador.

     

    WhatsAppInstagramFacebookLinkedInContactos

    Lisboa
    Av. Elias Garcia, 162 – 7º Dto.
    1050-102 LISBOA
    Tel.: 21 799 50 50 / 930 635 896
    Fax: 21 799 50 59
    Email: cedr@cedr.pt
    Porto
    R. de Camões, 117 – SLJ Salas 1-4
    4000-144 PORTO
    Tel.: 222 017 286
    Fax: 222 017 268
    Email: cedr@cedr.pt
    Viana do Castelo
    Rua de Aveiro, 198
    Edifício Palácio, 1º Sala 109
    4900-495 VIANA DO CASTELO
    Tel.: 25 810 86 23
    Email: cedr@cedr.pt
    PT
    PT

    Ao usar o nosso site está a concordar com a Política de Privacidade, que inclui a utilização de «cookies». Ok