Avaliação de Obras de Arte e Antiguidades – Seguros e Riscos
Abordagem e aprendizagem especializada nas matérias relacionadas com os contratos de seguros das obras de arte e antiguidades, nomeadamente sobre os prémios por danos. A diferença entre avaliação e peritagem e a escolha do seguro são pertinentes para quem gere ou é proprietário obras de arte e antiguidades.
Data 14/mar/2025 Local Formação Online e Presencial
Local Curso realizado em formato presencial ou online na plataforma Zoom
Preço 390,00€
*Desconto global de 10% em mais do que uma inscrição da mesma empresa.
Principais destinatários
Profissionais que, no âmbito das funções que exerçam, necessitem de conhecimentos nesta área, nomeadamente, profissionais de seguros, colecionadores, profissionais afetos a fundações, galerias, museus, embaixadas e transporte de obras de arte. Assim como amantes de arte, técnico superiores, secretarias gerais, ministérios e advogados.
Objectivos
A formação tem como objetivo compreender o funcionamento domercado da arte nacional e internacional, na ótica da peritagem e daavaliação de obras de arte, assim como o de distinguir o peritar de o avaliar uma obra de arte, tal como identificar os danos intencionais dos involuntários.
Avaliação 1.00h (facultativa)
Inscrições
As inscrições decorrem, geralmente, até dois dias úteis antes da data de início do curso, devendo ser efetuadas com alguma antecedência, atendendo à limitação do número de participantes. Apenas serão admitidas desistências comunicadas por escrito até dois dias úteis antes da data do início da ação de formação, sendo, em tal eventualidade, devolvida a totalidade do preço pago.
Certificado
A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Formação Profissional no SIGO: Passaporte Qualifica.
A frequência do curso sem avaliação confere Certificado de Frequência.
Os certificados serão emitidos em formato digital.
PROGRAMA
INTRODUÇÃO
O mercado das obras de Arte e Antiguidades
Módulo 1
Avaliação de Obras de Arte
Tipologia de clientes
Avaliação de obras de artes Distinção entre avaliação e a peritagem Avaliação como elemento essencial para a proteção do proprietário da obra de arte ou antiguidade Objetos a segurar: recheio, obras de arte, objetos especiais Importância da peritagem na decisão do tipo de seguro
Danos, sinistros e roubo
Consequências após sinistros
Momentos vulneráveis
Módulo 2
Danos intencionais e involuntários
Os possíveis danos que podem sofrer as obras de arte e a antiguidades
Danos por atos intencionais: Roubo, vandalismo, destruição, total ou parcial.
Danos por atos involuntários /acidentais: incêndio, danos causados pela água, pelo sol, humidade, manuseamento, transporte
A problemática do transporte e os danos causados nas obras de arte
Detalhes sobre como a obra é transportada de, por exemplo, o ateliê do artista até o local da exposição.
Quem faz os relatórios
Módulo 3
Seguros
Seguros aplicáveis aos vários intervenientes
Seguro Multirriscos Habitação ou Multirriscos Comercial vs seguros especializados
Garantias e Capitais e exclusões
Quem pode segurar as suas obras de arte?
Como escolher o seguro para as obras de arte
Devo escolher que tipo de seguro
As condições mais usuais do seguro para uma obra de arte
Sinistros, desenvolvimento base e impacto no objeto a segurar
Módulo 4
Litígio
Contrato de Seguro – noção e breves notas
Os riscos assegurados (conexão de riscos)
Cláusulas de exclusão
A obra de arte enquanto bem infungível: indemnização