Conhecer um conjunto de técnicas, instrumentos e métodos que permitam um desempenho adequado às funções de secretariado e assessoria, a partir de competências adequadas e métodos de trabalho eficazes.
Data 21/nov/2024 Local Formação Online e Presencial
Local curso realizado em formato presencial ou online na plataforma Zoom
Objetivos
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos que permitam desempenhar a função de secretariado, bem como conhecer e aplicar os instrumentos de planeamento e organização das tarefas e formas de comunicação assertiva e de protocolo.
Principais destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam assegurar todas as atividades relacionadas com as funções de secretariado e assessoria a chefias de departamentos e órgãos de direção de empresas ou outras tipologias de entidades empregadoras (instituição de ensino, IPSS, etc.).
Preço 280,00€ (desconto global de 10% em mais do que uma inscrição da mesma empresa)
Inscrições
As inscrições decorrem, geralmente, até dois dias úteis antes da data de início do curso, devendo ser efetuadas com alguma antecedência, atendendo à limitação do número de participantes. Apenas serão admitidas desistências comunicadas por escrito até dois dias úteis antes da data do início da ação de formação, sendo, em tal eventualidade, devolvida a totalidade do preço pago.
Certificado
A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Formação Profissional no SIGO: Passaporte Qualifica.
A frequência do curso sem avaliação confere Certificado de Frequência.
Os certificados serão emitidos em formato digital.
Programa do curso
MÓDULO 1
Noções gerais de secretariado
Funções do Secretariado; Código Deontológico; Mitos da Profissão;
Perfil Profissional Desejado; Responsabilidades e Recomendações para uma Secretária;
MÓDULO 2
O ser e o parecer
Importância da imagem profissional para a imagem da empresa/organização; Requisitos para uma boa imagem; Acolhimento e atendimento;
Apresentações e cumprimentos; Protocolo empresarial e social e diplomático.
MÓDULO 3
Escrever e responder — A comunicação escrita
Breve história da Comunicação Escrita; Redigir; Organizar Ideias; Tipos de Comunicação Escrita; Comunicação Escrita Empresarial;
Os Dez Mandamentos da Arte de Escrever;
MÓDULO 4
Falar e escutar — A comunicação oral
Elementos do processo de comunicação; Barreiras e fatores da comunicação; A importância do silêncio; Fatores facilitadores da comunicação; Elementos essenciais para um desempenho de excelência no atendimento telefónico. Etiqueta e Protocolo.
MÓDULO 5
Automatização do escritório
Serviços mais comuns de automatização do escritório.
MÓDULO 6
Organização e Gestão
Organização de Reuniões; Funções do profissional de secretariado na preparação da reunião; Eventos – Organização de eventos; Viagens de Negócios – Organização;
MÓDULO 7
Inteligência emocional no secretariado
Capacidade de desenvolver empatia e gestão de conflitos.
MÓDULO 8
Secretariado jurídico (módulo independente)
Análise do código Deontológico do secretariado e dos advogados; O secretariado no apoio à sociedade (manual de procedimentos da sociedade, preparação e organização das atividades e documentação jurídica); o funcionamento diário de uma sociedade ou departamento jurídico.