Cursos e Ações de Formação

Curso Direito à reclamação e apresentação de queixa por parte do utente

As reclamações sobre os serviços de saúde continuam no topo da atualidade e são uma enorme preocupação para o ordenamento jurídico. O direito do utente a reclamar e de apresentar queixa em qualquer estabelecimento de saúde manifestando a sua discordância ou insatisfação perante o prestador dos cuidados de saúde, são situações demasiado frequentes e preocupantes. Encontrar respostas seguras, para as inquietudes dos utentes e por outro lado acomodar o profissional à critica, por vezes injusta, são contributos decisivos uma melhor prestação de cuidados médicos.

Data 24/Set/2024
Local Formação Online e Presencial
Custo da Formação: 210,00€ Inscrever

    Inscrição


     






     
    Concordo com o Regulamento de Formação e a Política de Privacidade.

    Duração 7 horas

    Data 24 setembro

    Horário Laboral e pós laboral

    Local Curso realizado em formato presencial ou online na plataforma Zoom

    Preço 210,00€
    *Desconto global de 10% em mais do que uma inscrição da mesma empresa.

    Principais destinatários
    Trabalhadores do serviço de saúde e/ou todos trabalhadores ou cuidadores ou doentes que pretendam adquirir competências nas áreas da reclamação e apresentação de queixa por parte do utente.

    Avaliação 1.00h (facultativa)

    Inscrições
    As inscrições decorrem, geralmente, até dois dias úteis antes da data de início do curso, devendo ser efetuadas com alguma antecedência, atendendo à limitação do número de participantes. Apenas serão admitidas desistências comunicadas por escrito até dois dias úteis antes da data do início da ação de formação, sendo, em tal eventualidade, devolvida a totalidade do preço pago.

    Certificado
    A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Formação Profissional no SIGO: Passaporte Qualifica.
    A frequência do curso sem avaliação confere Certificado de Frequência.
    Os certificados serão emitidos em formato digital.

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    Regulamento da Formação
    Regulamento da Formação
    PROGRAMA
    Módulo 1 Aspetos gerais do Direito à reclamação e queixa

    Aspetos gerais do Direito à reclamação e apresentação de queixa por parte do utente à luz do regime atualmente em vigor
    Módulo 2
    A Reclamação e Queixa no Sistema de Saúde

    Definição de Reclamação; Definição de Queixa; Quem pode apresentar queixa; Os normativos legislativos; O artigo 52.º da Constituição; Lei n.º 15/2014, de 21 de março
    Módulo 3
    Os Meios de Reclamação

    O habitual livro de reclamações do prestador de serviços de saúde; O livro de reclamações eletrónico; O Sistema SIM – Cidadão o portal da Direção-Geral da Saúde; O portal de queixa dos consumidores; A reclamação por fax, carta, Livro, email ou pessoalmente junto dos Gabinetes do Cidadão; A mediação de conflitos da Entidade Reguladora da Saúde
    Módulo 4
    O Procedimento Administrativo da Reclamação

    O prazo do exercício da reclamação; O prazo de resposta a reclamação; O papel da unidade hospitalar visada na reclamação; A função da Entidade Reguladora da Saúde
    (ERS)
    Módulo 5
    A Gestão da Reclamação

    Encontrar a solução ou resposta mais apropriada; As reclamações crónicas; O elevado tempo de espera para consulta ou cirurgia; A falta de acompanhamento médico face às exigências dos doentes

    WhatsAppInstagramFacebookLinkedInContactos

    Lisboa
    Av. Elias Garcia, 162 – 7º Dto.
    1050-102 LISBOA
    Tel.: 21 799 50 50 / 930 635 896
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    Email: cedr@cedr.pt
    Porto
    R. de Camões, 117 – SLJ Salas 1-4
    4000-144 PORTO
    Tel.: 222 017 286
    Fax: 222 017 268
    Email: cedr@cedr.pt
    Viana do Castelo
    Rua de Aveiro, 198
    Edifício Palácio, 1º Sala 109
    4900-495 VIANA DO CASTELO
    Tel.: 25 810 86 23
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