Cursos e Ações de Formação

Curso de Compliance

Ao longo dos diferentes módulos irá conhecer a importância dos programas de compliance na empresa e as ferramentas necessárias para a sua implementação.

Data 20/Mar/2024
Local Formação Online e Presencial
Custo da Formação: 490,00€ Inscrever

    Inscrição


     






     
    Concordo com o Regulamento de Formação e a Política de Privacidade.

    OBJETIVOS
    Conhecer a importância dos programas de compliance na empresa, e as ferramentas necessárias para sua implantação; analisar a tramitação do processo de investigação interna, desde a gestão das denúncias, à validação dos elementos denunciados e ao necessário processo disciplinar; conhecer a legislação nacional e internacional dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e financiamento de atividades terroristas; identificar os riscos tributários derivados dos ilícitos e os procedimentos urgentes a adotar face ao risco penal e tributário.

    Duração  24 horas

    Data 20, 21 e 22 de março

    Horário  Laboral e pós laboral

    Custo curso completo: 490,00€

    Local Curso realizado em formato presencial/online na Plataforma Zoom

    Principais destinatários
    Advogados, solicitadores, estagiários, auditores, revisores, direções de supervisão financeira, supervisores e responsáveis financeiros, direções de supervisão de gestão de ativos financeiros, gestores de ativos financeiros, técnicos oficiais de contas, departamentos de avaliação de risco e transações, responsáveis de prevenção de branqueamento de capitais, responsáveis de supervisão bancária, diretores de auditoria interna, assessores jurídicos, financeiros e contabilísticos, diretores, responsáveis, técnicos e analistas tributários, diretores, subdiretores e técnicos da Autoridade Tributária Aduaneira, responsáveis de compliance, jornalistas, gestores e administradores de empresas, agentes de segurança e vigilância, técnicos superiores das autarquias locais, e aos demais interessados em obter formação ou proceder a uma atualização nestas temáticas.

    Avaliação 1.00h (facultativa)

    Inscrições
    As inscrições decorrem, geralmente, até dois dias úteis antes da data de início do curso, devendo ser efetuadas com alguma antecedência, atendendo à limitação do número de participantes. Apenas serão admitidas desistências comunicadas por escrito até dois dias úteis antes da data do início da ação de formação, sendo, em tal eventualidade, devolvida a totalidade do preço pago.

    Certificado
    A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Formação Profissional no SIGO: Passaporte Qualifica.
    A frequência do curso sem avaliação confere Certificado de Frequência.
    Os certificados serão emitidos em formato digital.

    Descarregar Programa
    Regulamento da Formação


    Programa do curso

    MÓDULO 1
    Conceitos gerais sobre compliance

    Génese do compliance; Conceito de compliance; A função do compliance; Compliance e assessoria jurídica; Compliance e auditoria.

    MÓDULO 2
    Compliance Officer

    Compliance Officer – requisitos essenciais; Estrutura de um departamento de compliance;  Protocolo de formação da vontade societária; Protocolo para a tomada de decisões; Informação prévia necessária para a tomada de decisões; Compliance na empresa de estrutura familiar.
    MÓDULO 3 Controlo Documental

    Modelo de controlo documental; Introdução de normativa interna; Manual dos documentos operativos; Controlo da aplicação da normativa; Estrutura de controlo; Órgão controlador; Definição das matérias a controlar; Política de controlo e gestão de riscos; Controlo de clientes, fornecedores e concessionários; Política de responsabilidade social; Controlo preventivo; Controlo reativo.
    MÓDULO 4 O Código Ético de Conduta

    Código Ético de Conduta: noção, estrutura e conteúdo; Princípios éticos; Tabela de Ilícitos penais; Relação do código de ética com fornecedores e clientes; Relação do código de ética com os sócios; Relação entre o código de ética de empresa nacional e o código de ética de empresa internacional.
    MÓDULO 5
    Os Órgãos de Compliance

    Órgão de compliance: função e estrutura; Independência da função de compliance; Proteção face a represálias; Perfil dos membros; Função de controlo e função de coordenação; Função interna e função externa; Responsabilidade civil e penal da função de compliance.
    MÓDULO 6
    A Responsabilidade

    Responsabilidade dos administradores e diretores; Responsabilidade dos administradores e dos membros do conselho de administração; Delitos comuns praticados por administradores; Atuação em nome próprio; Atuação em nome da pessoa coletiva; Responsabilidade do secretário e dos assessores da administração; Responsabilidade do assessor jurídico; Responsabilidade do diretor financeiro; Responsabilidade do auditor interno; Responsabilidade civil e penal.
    MÓDULO 7
    A Investigação e o Processo Disciplinar

    Investigação e denúncia de irregularidades na empresa; Processo de investigação interna; Adoção de medidas protetivas; Registos de denúncias de irregularidades; Gestão das denúncias; A denúncia anónima; A denúncia de má fé; Processo disciplinar; Regulamento interno para a atuação disciplinar; Limites sancionatórios; Medidas cautelares; Sanções dirigidas aos administradores e diretores.
    MÓDULO 8
    Práticas Delituosas

    Corrupção; Corrupção privada e pública; Corrupção ativa e passiva; Análise dos fatores de risco; Princípios anticorrupção e anti suborno; Presentes e convites; Prevenção de conflitos de interesse; Medidas de controlo financeiro; Medidas de controlo sobre terceiros; Legislação nacional aplicável à corrupção; Tipificação das infrações; Legislação internacional aplicável à corrupção.
    MÓDULO 9
    Branqueamento de Capitais

    Branqueamento de capitais e financiamento de atividades terroristas; A utilização de paraísos fiscais; Responsabilidade penal de pessoa singular e de pessoa coletiva; O enquadramento na legislação nacional dos crimes de branqueamento de capitais e de financiamento de atividades terroristas; Tipificação das infrações; As molduras penais; Identificação dos riscos tributários derivados dos ilícitos; Procedimentos urgentes a adotar face ao risco penal e tributário.

     

    Galeria de imagens

    Curso de Compliance OfficerCurso de Compliance OfficerCurso de Compliance Officer

    WhatsAppInstagramFacebookLinkedInContactos

    Lisboa
    Av. Elias Garcia, 162 – 7º Dto.
    1050-102 LISBOA
    Tel.: 21 799 50 50 / 930 635 896
    Fax: 21 799 50 59
    Email: cedr@cedr.pt
    Porto
    R. de Camões, 117 – SLJ Salas 1-4
    4000-144 PORTO
    Tel.: 222 017 286
    Fax: 222 017 268
    Email: cedr@cedr.pt
    Viana do Castelo
    Rua de Aveiro, 198
    Edifício Palácio, 1º Sala 109
    4900-495 VIANA DO CASTELO
    Tel.: 25 810 86 23
    Email: cedr@cedr.pt
    PT
    PT

    Ao usar o nosso site está a concordar com a Política de Privacidade, que inclui a utilização de «cookies». Ok